Sexo oral com camisinha: entenda a importância de utilizar!

    Sexo oral com camisinha: entenda a importância de utilizar!

    02 jun. 2021

    Você já ouviu falar na importância de fazer sexo oral com camisinha? Apesar de ser algo amplamente recomendado durante a relação sexual, ainda hoje, várias pessoas têm dúvidas e, por vezes, até acreditam em mitos que envolvem esse hábito.

    Há quem pense, por exemplo, que é impossível contrair doenças pelo sexo oral. Mas esse é um grande engano. De acordo com especialistas em saúde, a partir dessa atividade, os envolvidos podem se contaminar e desenvolver complicações causadas por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

    Assim, viemos até aqui para dividir com você quais são essas questões e qual é a melhor forma de ter prazer e evitar problemas. Curioso? Acompanhe o post e fique por dentro!

    Qual a importância de usar camisinha no sexo oral?

    Antes de tudo, é preciso ter em mente que boa parte das pessoas acredita que o preservativo serve apenas para impedir a gravidez indesejada. Nada disso! Muito além desse tipo de proteção, a camisinha tem como função prevenir as chamadas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)— seja por via vaginal, seja anal ou, inclusive, oral.

    Porém, e por não ter esse tipo de informação, não é raro encontrar indivíduos que, simplesmente, descartam a camisinha durante a prática — hábito bem equivocado, hein? O preservativo é ideal para evitar que haja contato entre a boca e os fluídos corporais.

    Esse cenário cria um ambiente propício para a transmissão de inúmeras doenças. E mais: em determinados casos, quando há presença de feridas não tratadas corretamente, essas condições podem se agravar, gerando bastante incômodo e consequências irreparáveis, como a contaminação por HIV. Complicado!

    Quais doenças podem ser transmitidas via sexo oral?

    Como dito, são várias as doenças que podem ser causadas quando o sexo oral com camisinha é ignorado. A seguir, contamos mais sobre elas e os seus sintomas.

    Gonorreia

    A gonorreia é uma das doenças que pode ser transmitida quando há sexo oral sem camisinha. Essa complicação causa uma inflamação intensa no canal urinário e, em certas situações, corre o risco de se alastrar, atingindo outros órgãos.

    Entre os sintomas, estão dor ao urinar, corrimento vaginal, febre, incômodo no abdômen, entre outros. A sua transmissão via sexo oral pode ocorrer por meio da ejaculação ou somente através do contato de pele — ainda que não existam lesões.

    Sífilis

    A sífilis consiste em uma doença que surge em forma de lesões, especialmente, nos órgãos genitais, e com a possibilidade de se espalhar por todo o corpo. Seu contágio é bastante comum — ainda mais, porque as pessoas podem se contaminar sem a necessidade de encostar em uma lesão ou ferida. Para tanto, basta ter contato com fluidos corporais durante a atividade sexual desprotegida ou sangue contaminado.

    Fora isso, a ejaculação na boca aumenta o risco de transmitir a doença: esse fluido pode transmitir uma boa quantidade de bactérias para quem está fazendo o sexo oral. Por fim, e dependendo do tratamento e do sistema imunológico do indivíduo, o quadro tende a se agravar, podendo gerar complicações nervosas e cardiovasculares.

    Herpes

    A herpes é uma IST transmitida quando a pele ou mucosa apresenta lesões provocadas pelo vírus — tanto na área genital quanto na boca. Com isso, se um indivíduo saudável encosta no local, ele tem grandes chances de ser contaminado.

    Consequentemente, toda atenção é pouca. Até porque não conseguimos identificar essas "feridas" tão facilmente assim, ainda mais, quando elas estão escondidas ou são pequenas demais. Em todas essas circunstâncias, não tem jeito: o uso de camisinha deve ser o seu grande aliado.

    Como saber se o parceiro tem IST?

    Há situações em que as doenças demoram para apresentar sintomas, ficando incubadas no organismo. Isso pode fazer você acreditar que está livre de qualquer complicação.

    Por isso, a recomendação é sempre manter o acompanhamento médico e fazer exames preventivos. Esse hábito é certeiro para identificar e resolver qualquer problema rapidamente. Não se esqueça!

    Depois dessas dicas, não há mais desculpas: sexo oral com camisinha sempre! Assim, você garantirá um momento muito mais gostoso, conseguirá se sentir livre para experimentar e, claro, manterá a saúde em dia!

    E aí, curtiu o conteúdo? Aproveite para compartilhar o link do post nas redes sociais. Com certeza, os seus amigos também merecem ficar por dentro e aprender como se cuidar do jeito certo.