Popularmente conhecida por impotência sexual, a disfunção erétil é um problema relativamente comum, embora seja considerado um tabu por muitas pessoas. Estima-se que quase metade dos homens brasileiros acima dos 40 anos passe por isso1.
A impotência nada mais é que a incapacidade de conseguir uma ereção ou manter o pênis ereto durante a relação sexual, por um tempo suficiente para uma experiência gostosa. Vamos aprender mais sobre o assunto?
A impotência sexual não é uma condição que se estabelece naturalmente. Também não está necessariamente atrelada à idade do homem. Na realidade, ela está relacionada à saúde e ao estilo de vida. A seguir explicamos quais são três causas mais comuns da disfunção erétil.
A dependência química é prejudicial para o organismo como um todo. Muito se acredita que o uso destas substâncias possam ajudar no desempenho sexual ou que são afrodisíacas, entretanto, seus efeitos fisiológicos e ou psicológicos na verdade podem acabar dificultando mais a ereção2.
A vida sexual dos homens obesos pode ser afetada de variadas maneiras3:
Uma rotina equilibrada saudável, combinada a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos, contribui para evitar o desenvolvimento do quadro.
Os problemas psicológicos afetam a saúde física de uma pessoa de várias formas. Sentimentos como medo, tristeza e insegurança impedem que o homem relaxe e aproveite as preliminares e a transa. Cuidar do bem-estar é uma parte importante da saúde sexual.
O médico urologista é o profissional adequado para realizar o diagnóstico da impotência sexual, considerando os sinais e sintomas. Com a avaliação em mãos, pode determinar o melhor tratamento para o problema que for identificado.
Outra informação importante é saber que há cuidados de rotina que ajudam a manter a saúde sexual. A seguir, vamos mostrar algumas opções.
Como falamos anteriormente, um estilo de vida saudável evita algumas das principais causas da impotência sexual.
Não descuide de você. Faça exercícios regularmente e, sempre que possível, evite alimentos processados e bebidas alcóolicas.
Além de evitar problemas, os alimentos também podem ser aliados de uma vida sexual mais prazerosa. Frutas cítricas amarelas, uvas e morangos são ricas em flavonoides4, o que facilitam a ereção.
Tanto para disfunção erétil causada por problemas psicológicos, como qualquer outro sintoma que esteja relacionado ao emocional, a psicoterapia é um caminho de autocuidado.
O psicólogo é o profissional habilitado para ajudar nessas questões. Assim, é importante encontrar um profissional especializado em questões sexuais, que pode contribuir não só com o fim da impotência, mas com a qualidade da vida sexual no geral.
Em último caso, a cirurgia pode ser indicada. Nesse procedimento, o pênis do homem recebe uma prótese, cujo objetivo é manter a ereção durante todo o ato sexual.
Mas atenção: essa é uma decisão tomada após avaliação minuciosa do médico. Por isso, é fundamental procurar um profissional experiente e de confiança.
É importante que as pessoas que sofrem com a impotência sexual aprendam que o problema não decreta o fim de uma vida sexual saudável. Os tratamentos existem para amenizar os efeitos e permitir uma experiência gostosa em qualquer fase da vida.
Informação é um dos segredos para dias tranquilos. E que tal continuar sua jornada? Vamos te ajudar a desmistificar outro assunto que também ainda é cheio de tabus: veja 5 formas de alcançar o orgasmo feminino!
Referências:
¹ Disfunção erétil: conheça causas, sintomas, prevenção e tratamentos, Portal da Urologia, 9 jul. 2018
2 Álcool e sexo: como a bebida alcoólica pode influenciar a relação sexual, CISA, 14 out. 2020
3 Engordar pode causar disfunção sexual no homem?, Claudia Cozer Kalil, 15 maio 2017
4 Flavonoids associated with better erectile function, Harvard Health Publishing