Que tal aprender como aliviar o ressecamento vaginal — também conhecido como "vagina ressecada"?. A situação é bastante comum, podendo ocorrer devido a diferentes fatores e fases específicas da vida de pessoas com vulva.
Um bom exemplo é a época da pós-menopausa — período que está relacionado à queda da produção do hormônio estrogênio no organismo. Existem ainda outras situações em que o ressecamento vaginal pode ocorrer: Tratamento oncológico¹, alergia a determinados produtos e até mesmo falta de estímulo durante o sexo² estão nessa lista.
Por essas e outras, todo cuidado é pouco, e a principal indicação é procurar a causa do problema. De todo modo, existem soluções que podem ser seguidas para quem deseja minimizar os efeitos e melhorar a experiência sexual. Aliás, ao contornar a situação, o prazer feminino também vai melhorar muito! Hoje, listamos quais são as possibilidades. Veja abaixo!
Um dos produtos mais acessíveis e indicados para quem deseja aprender como acabar com o desconforto sexual causado pelo ressecamento vaginal é investir no uso de lubrificantes e camisinhas com boa lubrificação.
Normalmente, esses produtos são ideais para quadros de sintomas leves, como também para aqueles que apresentam problemas hormonais e não podem realizar um tratamento específico.
No Brasil, existe uma ampla variedade de lubrificantes, como os formulados à base de água e os formulados à base de silicone. Em geral, essas versões são mais eficientes, sendo os formulados à base de água os mais seguros para quem apresentam risco de alergias — evitando, assim, a piora de alguns sintomas, como é o caso do prurido.
Vale lembrar! Mulheres que sofrem de quadros moderados ou intensos de ressecamento vaginal podem buscar o apoio da Terapia de Reposição Hormonal (TRH)³, com devida orientação médica.
Outra opção é usar hidratantes vaginais. Esse tipo de produto funciona para reter a água presente nos tecidos e auxiliar também a manter o pH vaginal, protegendo a região contra infecções.
Diferentemente do lubrificante, que é específico para a hora do sexo e pode ser aplicado com a mão, o hidratante íntimo tem indicações um pouco diferentes. Não é um produto para a hora do sexo — geralmente, seu uso é feito à noite, na hora de dormir, salvo orientação médica específica —, e o hidratante é inserido na vagina com auxílio de um aplicador.
Graças ao avanço da tecnologia, o público ainda pode contar com outros recursos para aprender como acabar com o ressecamento vaginal. Nesse caso, estamos falando dos lasers vaginais⁴, usados para promover o rejuvenescimento da região íntima.
Entre eles, estão equipamentos como Monalisa Touch, Athena e Fotona. Todas as opções promovem um resultado prolongado na lubrificação, e os primeiros sinais podem ser observados logo na primeira sessão.
Ao todo, são necessárias três sessões para obter um resultado completo. Posteriormente, ainda será preciso realizar uma sessão por ano, para a manutenção do tratamento.
Mesmo realizando os tratamentos indicados por um especialista, é importante investir em algumas mudanças de hábitos para impedir que o quadro da vagina ressecada se agrave. Veja:
Viu só? Após essa leitura completa, esperamos que você tenha aprendido como lidar com o ressecamento vaginal.
Mas não se esqueça: é sempre bom fazer um acompanhamento médico ao longo de todo esse processo. Somente um profissional capacitado poderá indicar as melhores soluções para o quadro e explorar a fundo o histórico de saúde da mulher.
E se quiser se aprofundar no assunto para ter experiências gostosas e seguras, aproveite o momento para conhecer a linha de lubrificantes Jontex Naturals. A leitura é rápida e valerá a pena!
Referências: