Afinal, você sabe qual é a diferença entre HIV e AIDS? Veja aqui!

    Afinal, você sabe qual é a diferença entre HIV e AIDS? Veja aqui!

    02 jun. 2021

    Você sabia que existe diferença entre HIV e AIDS? Isso acaba sendo uma novidade para muitas pessoas, pois é comum achar que as duas siglas falam da mesma coisa.

    E como o assunto, infelizmente, ainda rodeado por tabus, nem sempre a informação fica clara. Mas é muito importante mudar disso, falando abertamente sobre o HIV e a AIDS, para estimular a proteção e romper barreiras de preconceito.

    É justamente para essa conversa que a gente quer te convidar aqui. Leia o nosso conteúdo e fique bem informado para fazer sexo seguro e sem receios!

    Quais aspectos diferenciam a AIDS e o HIV?

    Em resumo, a diferença entre HIV e AIDS é que HIV é o vírus que provoca a AIDS. A primeira sigla, quando traduzida, significa Vírus da Imunodeficiência Humana. A segunda, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

    Nem todas as pessoas que são infectadas pelo HIV desenvolvem AIDS. Entretanto, quando isso acontece, o organismo passa a ter o sistema imunológico enfraquecido e se torna mais suscetível a infecções e doenças.

    Embora a taxa de óbito tenha diminuído ao longo dos anos no Brasil, o corpo humano não consegue se livrar do vírus, como em uma gripe. A pessoa infectada, então, deve cumprir o protocolo de tratamento. A seguir, vamos te mostrar os principais aspectos da doença.

    Transmissão

    O HIV é transmitido em relações sexuais sem camisinha (incluindo sexo oral ou compartilhamento de brinquedos eróticos), em seringas contaminadas, por transfusão de sangue contaminado ou de mãe para filho, durante a gravidez, no parto e na amamentação.

    Tratamento

    Os medicamentos antirretrovirais são distribuídos gratuitamente e têm como função impedir que o HIV se multiplique no organismo e que, consequentemente, o sistema imunológico enfraqueça.

    Sintomas

    O HIV pode ser silencioso durante mais de uma década. Quando se manifesta, seus sintomas são parecidos com os de uma gripe, com febre e garganta inflamada, e podem aparecer de duas a quatro semanas após a infecção.

    Já a AIDS é manifestada quando o vírus debilita o sistema imunológico da pessoa soro positivo, permitindo que infecções e doenças oportunistas se manifestem. Os agravos mais comuns são tuberculose, pneumonia e histoplasmose.

    Diagnóstico

    O diagnóstico pode ser feito através de exames sorológicos, com a coleta de sangue ou fluido oral. Importante realizar o exame com regularidade e sempre que passar por uma situação de risco, como sexo desprotegido ou compartilhamento de seringas. O diagnóstico precoce da sorologia positiva contribuiu muito para que a pessoa que vive com vírus tenha melhor qualidade de vida e evite a infecção de outras pessoas.

    Qual a importância da prevenção?

    De acordo com as estatísticas do ano de 2020 da UNAIDS, 35 milhões de adultos estavam vivendo com HIV em todo o mundo. E embora as novas infecções tenham diminuído, cerca de 6 milhões de pessoas ainda não sabiam que tinham contraído o vírus.

    Então, lembre-se: sexo com camisinha é gostoso e seguro. A qualidade do produto, além de garantir a proteção que os parceiros precisam, é também um sinônimo de prazer.

    Existem diversos modelos de preservativo para quem não abre mão da combinação incrível entre proteção e sexo gostoso. Só para você ter uma ideia, veja alguns exemplos:

    ●     camisinha com textura

    ●     camisinha com efeito retardante

    ●     camisinha sensação pele com pele

    E se combinar o uso das camisinhas com o lubrificante íntimo, a experiência fica ainda mais incrível. É experimentar e curtir muito!

    A diferença entre HIV e AIDS existe, mas o caminho para evitar a contaminação é um só: camisinha! Cuide bem de você e dos seus para que saúde e sexo sejam sempre um bom match!

    E agora que está com boa informação na mão, compartilhe este artigo nas redes sociais e, sempre que possível, leve o assunto para a conversa com os amigos!